1 - GASTRONOMIA- 4 Marmitas Low Carb - Martinha Sabbino

Ir para o conteúdo

Menu principal:

1 - GASTRONOMIA- 4 Marmitas Low Carb

A bola da vez agora é a Dieta Low Carb. Para entende-la, numa explicação rápida, é o seguinte. Num plano alimentar convencional o consumo de carboidratos deve ficar entre 45-55% do total de nutrientes ingeridos todos os dias. Já na dieta Low Carb a ingestão diária de carboidratos permanece abaixo de 20% do total de calorias ingeridas. Uma sugestão para controle dos nutrientes ingeridos tem o aplicativo VITAMENU que é excelente.
Hoje a dica de uma dieta Low Carb é a montagem de quatro marmitas com Filé de Tilápia.
Ai está a receita e o vídeo explicativo.

4 Marmitas Low Carb



Filé de Tilápia
 
Tempo de Preparo: 45 minutos | Rendimento: 4 marmitas
 
Ingredientes:
 
10 aspargos
30 vagens
1 tomate
1 pimentão vermelho pequeno
1 pimentão amarelo pequeno
2 xícaras de couve-flor
1 laranja orgânica
1 alho poró
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de chá de pimenta preta
1 colher de café de pimenta calabresa
1 colher de café de orégano
 
Modo de preparo:
 
1 – Pegue o aspargos, corte a parte branca e descarte. Coloque o aspargos em uma assadeira coberta com papel manteiga, coloque um fio de azeite e tempere com sal e pimenta.
2 – Pegue a laranja e com um ralador pequeno raspe a casca da laranja, sem raspar a parte branca. polvilhe estas raspas em cima do aspargos. Misture tudo com a ajuda dos dedos e então distribua na assadeira, sem sobrepor.
3 – Pegue um ralador que consiga ralar no grosso e no fino. É hora de ralar a couve-flor. As flores você deve ralar na parte grossa, já o caule você deve ralar na parte fina. As partes que sobrarem e não conseguir ralar pique com a faca. Transfira esta couve-flor ralada para a forma do aspargo, de forma que a couve-flor fique com apenas um dedo de altura.
4 – Descasque e pique dois dentes de alho. Tempere a couve-flor com azeite, sal, pimenta e o alho picado.
5 – Corte e descarte as pontinhas da vagem. Pegue uma nova assadeira, cubra com papel manteiga, coloque a vagem e tempere com azeite, sal e pimenta do reino.
6 – Pegue o pimentão vermelho, retire a tampa, corte em 8 partes, retire as sementes e coloque na forma ao lado da vagem. Tempere com azeite, sal e pimenta calabresa.
7 – Retire a tampa do pimentão amarelo, corte em 8 partes, retire as sementes e coloque na forma ao lado do pimentão vermelho. Tempere com azeite, sal e pimenta do reino.
8 – Corte o tomate em 4 partes, retire a parte do cabinho e com uma colher retire as sementes e o líquido de dentro do tomate. Coloque na forma ao lado do pimentão amarelo. Tempere com azeite, sal e orégano.
9 – Pegue uma folha de papel manteiga bem grande, coloque 4 filés de tilápia, tempere com azeite e sal. Corte as folhas verdes e a raiz do alho poró, corte então ao meio, separe as folhas e lave bem em água corrente, em seguida, corte bem fininho.
Coloque o alho poró picado em cima do peixe. Pegue aquela laranja que utilizou para fazer as raspas, corte ao meio e esprema 1/2 laranja em cima do peixe.
10 – Dobre a folha de papel manteiga ao meio, juntando as duas extremidades do papel. Dobre bem as pontinhas formando um papelote.
11 – Leve o peixe e os legumes ao forno pré-aquecido a 220C. Depois de 15 minutos retire a forma com o aspargos e a couve-flor. Quando os outros legumes e o peixe completarem 25 minutos dentro do forno já pode retira-los. Com muito cuidado abra o papelote e corte o papel em excesso, devolva o peixe para o forno por mais 5 minutos.
12 – Hora de montar as marmitas!
 
  • Na primeira marmita coloque 1/4 da couve-flor + aspargos + 1 filé de tilápia.

  • Na segunda marmita coloque 1/4 da couve-flor + vagem + 1 filé de tilápia.

  • Na terceira marmita coloque 1/4 da couve-flor + tomate + 1/2 pimentão amarelo + 1 filé de tilápia.

  • Na quarta e ultima marmita coloque o restante da couve-flor + pimentão vermelho + restante pimentão amarelo + 1 filé de tilápia.
 
Validade: 4 dias na geladeira. O congelamento altera a textura dos vegetais, se você não se importar, pode congelar por até 2 meses.
Como consumir: Você pode consumir gelado acompanhado de uma salada de folhas ou se preferir quente. Para aquecer você pode utilizar o micro-ondas (neste caso sempre utilize pote de vidro ou porcelana para aquecer, nunca de plástico), o ideal é aquecer na potência a 50% por 30 a 90 segundos; ou no forninho elétrico (neste caso prefira esquentar em um pirex de vidro) que demora em torno de 5 a 10 minutos.

Ai está o vídeo explicando as receitas.
 
COPYRIGHT © 2017 MARTA SABINO
COPYRIGHT 2017 - MARTA SABINO
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal