Raças

1/2 ANGUS
 
O Aberdeen Angus se destaca entre as raças taurinas por reunir um maior número de características positivas que lhe asseguram um excelente resultado econômico como gado de corte. O conjunto de suas características a tornam uma raça completa. Em comparação com outras raças, o Angus tem demonstrado que, nas mesmas condições alimentares, atinge mais cedo a puberdade e o estado de abate. A precocidade do Angus reflete-se no abate de novilhas jovens, que, além de uma necessidade mercadológica, é fator fundamental de uma pecuária de retorno mais rápido.
A ótima qualidade de sua carne é evidenciada através da opinião de autoridades do setor, e confirmada nos mais diferentes concursos realizados nos principais mercados produtores. O Angus produz um animal com alta qualidade de carne, apropriada não só para o mercado interno, como também para o mercado externo.
Devido ao fato que tem 1/2 sangue zebu misturado com angus puro, os bezerros são completamente adaptados para engordar no nosso clima tropical. Se fosse puro, não aguentaria os insetos e calor duma clima tropical como o do Brasil..

 

 

NELORE 
 
Se caracteriza, de forma geral, por animais de porte médio a grande, de pelagem branca, cinza e manchada de cinza. O Nelore tem carcaça de peso leve e carne com baixo teor de gordura de marmoreio. Possui excelente capacidade de aproveitar alimentos grosseiros. Apresenta rusticidade e resistência natural a parasitas, sendo muito resistente ao calor. Os touros Nelores possuem instinto muito forte de proteção de seu harém de matrizes e quando adultos ultrapassam facilmente o peso de 1000kgs. Enquanto que as vacas com peso médio de 800kgs apresentam facilidade de parto. Os bezerros Nelore são espertos, e logo após o parto, já procuram as mães para fazer a mamada do colostro, que lhes fornece imunidade nos primeiros 30 dias de vida.


 

 

GIR
 
 Se distingue pela pelagem vermelha ou amarela. O tipo morfológico atende aos requisitos de um animal moderno produtor de carne e leite, ainda que tenham sido observadas linhagens que se destacam mais pela produção leiteira. No geral são animais extremamente dóceis, de boa índole e lida fácil, facilitando o esquema de criação confinada. As vacas produzem leite além de 305 dias, com produtividade média (3.233 kg) e se adaptam facilmente à ordenha, mesmo mecânica. O bezerro é facilmente criado, com aleitamento artificial usando mamadeira ou com acesso a um dos peitos durante ou após a ordenha.

 

 

BRAHMAN
 
 Raça resultante do cruzamento do Nelore, Gir, Guzerá e Krishna Valley. Animais de corte ideal para as áreas quentes e úmidas, de pelagem clara, não sendo assim atrativos para os insetos, apresenta boa resistência as doenças. As fêmeas tem facilidade no parto e reproduzem regularmente, parindo bezerro com bom potencial de crescimento.

 

 

GUZERÁ

  
Animais de porte imponente, pelagem variando do cinza claro ao cinza escuro, resiste a longas caminhados sob o sol. Esta raça tem dupla função, com a existência de linhagens especializadas em Carne ou em Leite, bem como rebanhos selecionados para as duas funções. Os animais em idade adulta atingem 1.300kgs/machos e 950kgs/fêmeas, que produzem aproximadamente 10.000 kg/leite/lactação.

 

 

GIROLANDO

 Raça originária do cruzamento do Gir e Holandês, são animais com grande capacidade de auto-regulação do calor corporal e hábito de pastejo, com grande resistência a doenças e parasitas, e adequação ao meio ambiente. As fêmeas Girolando são produtoras de leite por excelência, possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos trópicos. A média de produção leiteira por lactação é de 3.600 Kg. (duas ordenhas/dia) em 305 dias. O confinamento dos machos pode ser praticado com segurança, com ganho médio superior a 1kg/dia.

 

 

TABAPUÃ

  
O Tabapuã é uma raça zebuína mocha genuinamente brasileira. Fruto do cruzamento de Nelore com Guzerá Leiteiro, com pelagem clara ao cinza. O Tabapuã é um gado mocho com grande habilidade materna.Sua precocidade se apresenta como um importante recurso genético para o aumento e a melhoria dos plantéis.A mansidão pode ser considerada uma das maiores virtudes do Tabapuã, essa importante característica permite que o animal não tenha stress não perdendo peso durante o manejo, é o zebu mais pesado na desmama, sendo capaz de transmitir sua habilidade materna para as filhas. As fêmeas atingem peso médio de 600 kgs e machos até 1000kgs.