Por Ana Cristina Almeida Andrade
........................................................................................................................................................................................................
CASSIS - MARSEILLE E MENERBES - Provence Parte IV
ESSAS CIDADEZINHAS SÃO VISITADAS NO CAMINHO DE AVIGNON PARA ARLES.
ELAS PODEM SER VISITADAS EM APENAS UM DIA. SÃO TODAS PERTO UMA DAS OUTRAS.
CASSIS
Muitas das vilas ao longo da costa já se descaracterizaram e perderam o seu charme original, mas CASSIS é o mesmo pequeno porto de pescadores que atraiu artistas tais como DUFY, SIGNAC E DERAIN.
Este é um lugar para relaxar nos cafés a beira d´água, olhar os pescadores enquanto se come um prato de frutos do mar e toma vinho branco, tão famoso em Cassis.
De Marseille para Cassis, a famosa costa forma estreitas enseadas, os CALANQUES, com seus penhascos brancos (alguns com mais de 400 metros) refletindo a água turquesa do mar. Os CALANQUES EN – VAU e SORMIOU são especialmente lindíssimos.
MARSEILLE
Um povoado grego fundado no século VII a.C. era, então, chamado Massilia. Em 49 a.C. foi conquistado pelos romanos e se tornou a porta de saída para o Oriente. Hoje, é o maior porto da França e sua segunda maior cidade. Através dela a Europa comercia com o Oriente Médio e o norte da África.
Em Marseille as ruas são estreitas, as praças calmas e fachadas do século XVIII contrastam com o movimento do Boulevard Canebière e a Cité Radieuse, o complexo de casas pós-guerra de LE CORBUSIER.
A velha baía, agora, tem somente pequenos botes, mas seu mercado de pescado é famoso. Marseille tem muitos museus excelentes.
MÉNERBES
Esta soberba vilazinha em Luberon é considerada uma das mais lindas da França. Construída em uma colina, rodeada por um campo magnífico, o seu passado histórico é rico e bem preservado.
Ménerbes é habitada desde os tempos pré-históricos e escavações arqueológicas mostram ruínas de vilas e cemitérios dos tempos romanos. Depois da cadeia de montanhas de Luberon, está o convento antigo da Ordem dos Carmelitas que se iniciou em torno de 1250. Construído no local religioso já existente, St Hillaire é rico em estilo arquitetônico do Romano ao Gótico clássico. Durante a Idade Média o acesso à cidade se dava por duas portas, St Sauveur e Notre Dame.
Na época das guerras religiosas do século XVI Ménerbes foi a capital do movimento protestante e você pode admirar a cidadela imponente construída entre os séculos XII e XVI. Esse passado dramático revive quando você vê as casas antigas magníficas e totalmente restauradas.
Nicolas de Stäel e Picasso possuíram casas em Ménerbes e muitos outros artistas, músicos, comediantes e escritores tinham casas de campo em toda a vila.