VIAGEM - ESLOVÊNIA - CROÁCIA - LESTE EUROPEU - Martinha Sabbino

Ir para o conteúdo

Menu principal:

VIAGEM - ESLOVÊNIA - CROÁCIA - LESTE EUROPEU


  Por Ana Cristina Almeida Andrade
               

........................................................................................................................................................................................................

ESLOVÊNIA - CROÁCIA - LESTE EUROPEU


ESLOVÊNIA
É O PAÍS MAIS ESTÁVEL, PRÓSPERO E ACOLHEDOR DOS PAÍSES QUE PERTENCERAM AO BLOCO COMUNISTA DA EUROPA. ELE SEMPRE FOI O MAIS RICO E OCIDENTALIZADO DE TODA A FEDERAÇÃO DA YUGOSLÁVIA, E SEM LEVAR EM CONTA A GUERRA DOS 10 DIAS QUE LHE DEU A INDEPENDÊNCIA EM 1991, ELE CONSEGUIU SE MANTER AFASTADO DOS CONFLITOS QUE ASSOLARAM AS REPÚBLICAS DO SUL.
POR SÉCULOS A ESLOVÊNIA FOI ADMINISTRADA POR GOVERNADORES DE LÍNGUA ALEMÃ E FOI, ATÉ 1918, PARTE DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO.
A POPULAÇÃO ABSORVEU A CULTURA DE SEUS CONQUISTADORES DURANTE ESTE PERÍODO ENQUANTO CONSEGUIA MANTER UM FORTE SENSO DE IDENTIDADE ÉTNICA ATRAVÉS DA LÍNGUA ESLAVA E UMA RELAÇÃO ÍNTIMA COM A SÉRVIA E A CROÁCIA.
SUA PAISAGEM É VARIADA E LINDA AO LONGO DA FRONTEIRA COM A ÁUSTRIA, OS ALPES E OS LAGOS BLED E BOHINJ AO SUL.
A CAPITAL DA ESLOVÊNIA, LJUBLJANA, É FÁCILMENTE CLASSIFICADA COMO A MELHOR DAS CIDADES. É UMA CIDADE JOVEM, NÃO MUITO GRANDE E CHEIA DE EDIFICIOS BARROCOS E DA ÉPOCA DOS HABSBURGOS.






CROÁCIA
COBRINDO UMA ÁREA DE 56.542 QUILÔMETROS QUADRADOS A CROÁCIA TEM UMA POPULAÇÃO DE 4.437.460 HABITANTES, EM UMA MÉDIA DE 78 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO
DESDE A DESINTEGRAÇÃO DA YUGOSLÁVIA E A INDEPENDÊNCIA DA CROÁCIA, O PAÍS TEM COMO PAÍSES LIMÍTROFES A ESLOVÊNIA, A HUNGRIA, A BÓSNIA – HERZEGOVINA E AS REPÚBLICAS DA SÉRVIA E MONTENEGRO.
A CROÁCIA NÃO É UM PAÍS GRANDE MAS TEM UMA ENORME VARIEDADE DE PAISAGENS NATURAIS OU FEITAS PELO HOMEM.
DO PONTO DE VISTA TOPOGRÁFICO O PAÍS É FORMADO POR TRÊS TIPOS DE TERRENO. A MAIOR PARTE É MONTANHOSO, COM PICOS DE ATÉ 2.000 METROS, A MAIORIA COBERTO POR FLORESTAS E PASTOS. UMA VASTA PLANÍCIE SE LOCALIZA ENTRE OS RIOS DRAVA, SAVA E O DANÚBIO. A COSTA DA CROÁCIA TEM QUASE 600 QUILÔMETROS MAS SE LEVARMOS EM CONTA TODAS AS ILHAS (QUE SÃO CENTENAS) MAIS DE 4.000 QUILÔMETROS SÃO ACRESCENTADOS.
A CROÁCIA PERDEU SUA AUTONOMIA EM 1.102 QUANDO SEUS NOBRES DERAM A COROA DO REINO, QUE ESTAVA VAGA, AO REI DA HUNGRIA, REI KOLOMAN. COMO PARTE DA HUNGRIA A CROÁCIA PERMANECEU POR 900 ANOS, ATÉ 1918. NO FINAL DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A CROÁCIA DECLAROU A SUA INDEPENDÊNCIA MAS, SOB PRESSÃO DAS GRANDES POTÊNCIAS, CONCORDOU EM TORNAR-SE PARTE  DO REINO DA YUGOSLÁVIA. DAS RUINAS DO IMPÉRIO DOS HABSBURGOS EMERGE A YUGOSLÁVIA: UM NOVO ESTADO DE SERVOS, CROATAS E ESLOVENOS.
EM 1990 A CROÁCIA SE SEPARA DA REPÚBLICA FEDERAL SOCIALISTA DA YUGOSLÁVIA E TEM SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO LIVRE. ENTRETANTO, O CONFLITO BRUTAL QUE SE SEGUIU TEVE RESULTADOS DESASTROSOS NA ECONOMIA E LEVOU À DESTRUIÇÃO INÚMEROS MONUMENTOS E TESOUROS HISTÓRICOS. AS NAÇÕES UNIDAS ADMINISTRARAM OS TERRITÓRIOS EM DISPUTA ATÉ 1995 E A ÚLTIMA REGIÃO, A ESLOVÊNIA ORIENTAL, FOI DEVOLVIDA À ADMINISTRAÇÃO CROATA EM JANEIRO DE 1998.
LÍNGUA: CROATA (LÍNGUA OFICIAL DESDE 1991). A POPULAÇÃO AINDA USA TRÊS DIALETOS.
RELIGIÃO: 90% SÃO CRISTÃOS (88% CATÓLICOS, 4% ORTODOXOS E UMA PEQUENA MINORIA PROTESTANTE) E UMA MINORIA DE MUÇULMANOS.
ECONOMIA: A INDÚSTRIA MANUFATUREIRA EMPREGA 20% DA POPULAÇÃO. O SETOR DE TURISMO EMPREGA 7% E A CONSTRUÇÃO CIVIL OUTROS 7%.
A FAIXA DE DESEMPREGO AINDA É ALTA NA CROÁCIA.








ROVINJ
ROVINJ ERA, ORIGINALMENTE, UMA ILHA QUE SERVIA DE PORTO PARA OS ROMANOS. EM 1763 ROVINJ FOI LIGADA À COSTA QUANDO ATERRARAM O CANAL QUE DIVIDIA A ILHA DO CONTINENTE, CRIANDO ASSIM UMA PENÍNSULA.
INICIALMENTE GOVERNADA PELOS BIZANTINOS E PELOS FRANCOS, DE 1283 A 1797 A CIDADE FICOU SOB O CONTROLE DE VENEZA. AS RUINAS DA FORTALEZA DATADA DA ÉPOCA MEDIEVAL AINDA PODEM SER VISTAS.
NA PRAÇA, EM FRENTE AO PIER, ESTÁ O ARCO DE BALBI (1680), UM PORTÃO ANTIGO DE ENTRADA PARA A CIDADE, E TAMBÉM O RELÓGIO DA TORRE DATADO DO PERIODO RENASCENTISTA.
O MUSEU CÍVICO (1680) MOSTRA A ARTE VENEZIANA DO SÉCULO XVIII E TRABALHOS DE ARTISTAS CROATAS MODERNOS.
NAS RUAS QUE LADEAM A PRAÇA HÁ EDIFICIOS BARROCOS E RENASCENTISTAS.
A CATEDRAL DEDICADA À SANTA EUFÊMIA, DOMINA A CIDADE. CONSTRUIDA NO INICIO DA ERA CRISTÃ, FOI RECONSTRUIDA EM 1736. A TORRE DO SINO TEM 62  METROS E FOI INSPIRADA NA TORRE DO SINO DA CATEDRAL DE SAN MARCO EM VENEZA. NO TOPO HÁ UMA IMAGEM DE SANTA EUFÊMIA EM COBRE.
À LESTE DA CIDADE ESTÁ O BATISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE DO SÉCULO XIII.






      

SPLIT
ESTALEIROS, FÁBRICAS E UM PORTO MOVIMENTADO REPRESENTAM A FACE MODERNA DE SPLIT, QUE SE EXPANDIU DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
O CENTRO DA CIDADE ANTIGA, ENTRETANTO, AINDA É CHEIO DE CHARME E CRESCEU EM TORNO DO ENORME PALÁCIO DO IMPERADOR DIOCLECIANO, UM DOS MAIORES E BEM CONSERVADOS EDIFÍCIOS DO IMPÉRIO ROMANO.
DEPOIS DE DOIS SÉCULOS DE GOVERNO BIZANTINO E O ESTABELECIMENTO DE COMUNIDADES CROATAS, SPLIT TORNOU-SE PARTE DOS TERRITÓRIOS VENEZIANOS EM 1409. SOB O GOVERNO VENEZIANO NOVAS MURALHAS FORAM CONSTRUÍDAS E A ARTE FLORESCEU.
O PALÁCIO DE DIOCLECIANO: DIOCLECIANO, PROVÀVELMENTE, NASCEU EM SALONA E TORNOU-SE IMPERADOR EM 284. DEPOIS DE GOVERNAR POR 20 ANOS ELE SE RETIROU DA VIDA PÚBLICA E MUDOU-SE PARA O PALÁCIO QUE ELE HAVIA ENCOMENDADO AOS ARQUITETOS FILOTAS E ZOTIKOS NA BAÍA DE SPLIT. DEPOIS DA MORTE DE DIOCLECIANO EM 316, O PALÁCIO FOI USADO COMO ESCRITÓRIOS ADMINISTRATIVOS E RESIDÊNCIA DO GOVERNADOR.






A ILHA DE HVAR
TESOUROS ARTÍSTICOS, UM CLIMA AMENO, BOAS PRAIAS E CAMPOS DE LAVANDA PERFUMADA FAZEM DA ILHA UM DOS TESOUROS DO ADRIÁTICO.
A HISTÓRIA DE HVAR COMEÇA NO SÉCULO IV a.C QUANDO OS GREGOS DE PAROS FUNDARAM PHAROS (HOJE STARI GRAD) E DIMOS (HVAR).
ROMANOS, BIZANTINOS, SOBERANOS CROATAS E VENEZIANOS QUE GOVERNARAM DE 1278 A 1797, DEIXARAM SUAS MARCAS EM HVAR.
EM 1886, QUANDO A CROÁCIA ERA GOVERNADA PELO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO, HVAR FOI ESCOLHIDA PARA SER UM SPA.
ELA TAMBÉM É A CIDADE NATAL DE DIVERSAS PESSOAS FAMOSAS: O PINTOR JURAJ PLANCIC (1899 – 1930), O ESCRITOR E CRÍTICO DE ARTE TONKO MAROEVIC (1941...) UM INTELECTUAL CROATA.
A CIDADE DE HVAR – ESTA CIDADE É UMA DAS MAIS VISITADAS DA COSTA DÁLMATA GRAÇAS AOS TESOUROS DENTRO DE SEUS MUROS (1278). DURANTE O GOVERNO VENEZIANO GOVERNADORES E NOBRES LOCAIS DECIDIRAM TRANSFORMAR A BAÍA EM PORTO PARA A SAIDA E CHEGADA DE NAVIOS DO ORIENTE.
HVAR TEM UMA LONGA TRADIÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA E UM DOS PRIMEIROS TEATROS CONSTRUIDOS NA EUROPA ESTÁ AQUI. É TAMBÉM A CIDADE NATAL DO POETA RENASCENTISTA HANIBAL LUCIC (1485-1553) E DO AUTOR TEATRAL MARTIN BENETOVIC (MORTO EM 1607).
AS MAIS IMPORTANTES CONSTRUÇÕES DA CIDADE LADEAM A PRAÇA PRINCIPAL E UM DOS LADOS É ABERTO PARA O MAR.




DUBROVNIK
LOCALIZADA NAS ÁGUAS TRANSPARENTES DO ADRIÁTICO, DUBROVNIK FOI, E AINDA É, UMA DAS CIDADES MAIS PROCURADAS PELOS TURISTAS QUE VISITAM A DALMÁCIA. ELA É CONHECIDA POR SUAS MURALHAS MAGNÍFICAS, PELA BELEZA DE SEUS MONUMENTOS E PELA ATMOSFERA ACOLHEDORA. ELA FOI FUNDADA NO SÉCULO VII E FOI GOVERNADA PELOS BIZANTINOS E VENEZIANOS (1205 – 1358)
E SÓ CONSEGUIU SUA INDEPENDÊNCIA EM 1382 QUANDO SE TORNOU A REPÚBLICA DE RAGUSA.
NOS SÉCULOS XV E XVI SUA ARMADA TINHA MAIS DE 500 NAVIOS. ELA FLORESCEU ARTÍSTICAMENTE E MUITO DO CENTRO DA CIDADE ANTIGA FOI RECONSTRUIDO EM 1667 DEPOIS DE UM TERREMOTO.
ENTRE O OUTONO DE 1991 E MAIO DE 1992 DUBROVNIK FOI ALVO DE INCANSÁVEL BOMBARDEIO PELAS TROPAS YUGOSLAVAS. DURANTE ESTE PERÍODO MAIS DE 2.000 BOMBAS E MÍSSEIS GUIADOS CAIRAM SOBRE DUBROVNIK, ESTRAGANDO ALGUNS DOS MAIS IMPORTANTES SÍMBOLOS DA CULTURA DÁLMATA.
A GUERRA TAMBÉM ATINGIU DURAMENTE A ECONOMIA DA CIDADE, PRINCIPALMENTE O TURISMO QUE DECLINOU DRAMÁTICAMENTE POR 4 ANOS. SÒMENTE DEPOIS DO ACORDO DE ERDUT (1995) É QUE A VIDA COMEÇOU A RETORNAR AO NORMAL. A UNESCO E A UNIÃO EUROPÉIA ORGANIZARAM UMA COMISSÃO ESPECIAL PARA A RECONSTRUÇÃO DA CIDADE, E EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO MUITO DO ESTRAGO JÁ HAVIA SIDO REPARADO.
DUBROVNIK, AGORA, JÁ RECUPEROU SEU ANTIGO ESPLENDOR E O TURISMO ESTÁ FLORESCENDO.






POLÔNIA
IMAGENS DA POLÔNIA INVADIRAM O MUNDO NOS ANOS 80. AS GREVES DOS ESTALEIROS DE GDANSK FORAM O INÍCIO DA DESINTEGRAÇÃO DO COMUNISMO NA EUROPA ORIENTAL.
DEPOIS DE QUASE DOIS SÉCULOS DE DOMÍNIO ESTRANGEIRO A POLÔNIA VOLTOU A SER UMA DEMOCRACIA NO FINAL DOS ANOS 80 E O PAÍS ENTROU EM UMA FASE DE MUDANÇAS ECONÔMICAS E SOCIAIS.
O PAPEL DA IGREJA CATÓLICA, ENTRETANTO, É AINDA TÃO IMPORTANTE QUANTO FOI NO PASSADO, COM SUA PRESENÇA VISÍVEL NOS EDIFÍCIOS BARROCOS, NOS ALTARES AO LONGO DAS ESTRADAS COM IMAGENS DO ÍCONE NACIONAL, A MADONA NEGRA E DO FILHO FAVORITO DA POLÔNIA, PAPA JOÃO PAULO II.






VARSÓVIA
VARSÓVIA TORNOU-SE A CAPITAL DA POLÔNIA EM 1596 QUANDO O REI ZYGMUNT MUDOU SUA CORTE PARA A CIDADE VINDO DA CRACÓVIA.
A CIDADE FLORESCEU E TORNOU-SE UMA DAS MAIS PRÓPERAS DA EUROPA CENTRAL ATÉ O SÉCULO XVIII. AÍ, ABRUPTAMENTE, TERMINA SUA ÉPOCA DE OURO QUANDO SEUS VIZINHOS, AUSTRIA, PRÚSSIA E RÚSSIA, SISTEMÁTICAMENTE A DEVORARAM.
EM 1795 VARSÓVIA FOI TOMADA PELA PRÚSSIA E EM 1806, COM A CHEGADA DE NAPOLEÃO, HOUVE UMA VAGA ESPERANÇA DE LIBERDADE, MAS EM 1815 A CIDADE FOI INTEGRADA AO IMPÉRIO RUSSO E SEUS RESIDENTES TORNARAM-SE SÚDITOS DO CZAR.
O SÉCULO XIX VIU UMA SEQUÊNCIA DE REBELIÕES, MAS TODAS FORAM DEBELADAS BRUTALMENTE, E SÓ COM O INICIO DA PRIMEIRA GRANDE GUERRA É QUE O CONTROLE RUSSO COMEÇOU A CEDER.
A INDEPENDÊNCIA POLONESA FOI RESTAURADA EM 1918 E VARSÓVIA, MAIS UMA VEZ, SE TORNOU A CAPITAL. E NOVAMENTE A INDEPENDÊNCIA FOI POR POUCO TEMPO E DURANTE A SEGUNDA GRANDE GUERRA A CIDADE FOI VIRTUALMENTE ARRAZADA.
HITLER, ENFURECIDO COM A REBELIÃO DO GUETO DE 1943 E COM A REBELIÃO DE VARSÓVIA DE 1944, ORDENOU A TOTAL ELIMINAÇÃO DE VARSÓVIA E, NO FINAL DA GUERRA, 850.000 HABITANTES – DOIS TERÇOS DA POPULAÇÃO DA CIDADE – ESTAVAM MORTOS OU DESAPARECIDOS. O TRABALHO DE RECONSTRUÇÃO DA CIDADE LEVOU 10 ANOS.




CRACÓVIA
A CRACÓVIA FOI A ÚNICA GRANDE CIDADE DA POLÔNIA QUE NÃO FOI ARRAZADA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. SEUS MONUMENTOS FAZEM PARTE DA LISTA DA UNESCO COMO UM DOS MAIS IMPORTANTES MONUMENTOS HISTÓRICOS DO MUNDO.
NO CORAÇÃO DA CIDADE ESTÁ A CIDADE ANTIGA COM SUA PRAÇA CENTRAL, A RYNEK GLOWNY. ELA ERA A MAIOR PRAÇA DA EUROPA MEDIEVAL.
A 70 km DA CRACÓVIA ESTÁ AUSCHWITZ-BIRKENAU, CAMPO DE CONCENTRAÇÃO CONSTRUIDO PELOS NAZISTAS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. ESTE FOI O MAIOR E MAIS HORRENDO DELES: MAIS OU MENOS 2 MILHÕES DE PESSOAS MORRERAM AQUI, 85% ERAM JUDEUS.






REPÚBLICA TCHECA
A REVOLUÇÃO DE VELUDO DA TCHECOSLOVÁQUIA EM 1989 FOI A REBELIÃO MAIS BEM SUCEDIDA DE TODAS AS QUE OCORRERAM NOS PAÍSES DA EUROPA ORIENTAL. OS TCHECOS E OS ESLOVACOS TERMINARAM 41 ANOS DE GOVERNO COMUNISTA SEM QUE UM TIRO TIVESSE SIDO DISPARADO. MAS A EUFORIA E A UNIÃO DESSES PRIMEIROS MESES EVAPORARAM MAIS RÁPIDO DO QUE SE PODERIA IMAGINAR. TRÊS ANOS MAIS TARDE O PAÍS SE DIVIDIU EM 2 ESTADOS SEPARADOS: A REPÚBLICA TCHECA E A ESLOVÁQUIA. OS TCHECOS JUNTARAM-SE Á UNIÃO EUROPÉIA EM MAIO DE 2004.






PRAGA
NA ARQUITETURA, PRAGA É UMA REVELAÇÃO. POUCAS OUTRAS CIDADES EUROPÉIAS SÃO TÃO BONITAS E NENHUMA OUTRA CAPITAL EUROPÉIA PODE MOSTRAR 600 ANOS DE ARQUITETURA TÃO INTOCADA PELA GUERRA. MESMO AS GRANDES INUNDAÇÕES DE 2002 DEIXARAM POUCAS MARCAS.
A CIDADE TEM SUA ORIGEM NO SÉCULO IX SOB O GOVERNO DO PRÍNCIPE BORIJOV, SEU PRIMEIRO GOVERNANTE CRISTÃO E FUNDADOR DA DINASTIA PREMYSLID. SEU NETO, PRINCIPE VÁCLAV, TORNOU-SE O SANTO PATRONO DA CIDADE “SANTO VENCESLAU”.
DEPOIS DE 1306, O IMPERADOR CARLOS IV TRANSFORMOU-A EM UMA DAS MAIS IMPORTANTES CIDADES DA EUROPA DO SÉCULO XIV. A UNIVERSIDADE FOI FUNDADA E UMA CIDADE NOVA CONSTRUIDA “NOVE MESTO”.
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PREGADOR REFORMISTA JAN HUS EM 1415, O PAÍS SOFREU VÁRIAS GUERRAS RELIGIOSAS E EM 1618 OS PROBLEMAS RECOMEÇARAM NOVAMENTE ENTRE OS NOBRES PROTESTANTES E OS GOVERNANTES CATÓLICOS HABSBURGOS.
A CONTRA – REFORMA MOSTROU SUA FORÇA E POR CAUSA DISSO DIVERSOS EDIFÍCIOS BARROCOS FORAM CONSTRUIDOS NESTA ÉPOCA.
DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, PRAGA DESAPARECEU COMPLETAMENTE ATRÁS DA CORTINA DE FERRO. A CIDADE RESSURGIU, BREVEMENTE, PARA O MUNDO DURANTE A “PRIMAVERA DE PRAGA” EM 1968, MAS O MOMENTO DECISIVO SURGIU EM  NOVEMBRO DE 1989 QUANDO UMA DEMONSTRAÇÃO PACÍFICA DE ESTUDANTES FOI BRUTALMENTE ATACADA PELA POLÍCIA. ISTO FOI O ESTOPIM PARA A “REVOLUÇÃO DE VELUDO”, QUANDO O GOVERNO COMUNISTA CAIU.
PRAGA É, HOJE, UMA CAPITAL EUROPÉIA CHIC E COSMOPOLITA.




CESKÉ BUDEJOVICE
DESDE A SUA FUNDAÇÃO EM 1265, CESKÉ BUDEJOVICE É UMA CIDADE CONVENCIDA DE SUA IMPORTÂNCIA.
NOS TEMPOS MEDIEVAIS A CIDADE FAZIA DINHEIRO COM SUAS MINAS DE PRATA E IMPOSTOS SOBRE O SAL QUE PASSAVA DE LINZ PARA PRAGA.
NO SÉCULO XVIII AS GUERRAS E O FOGO DESTRUIRAM A CIDADE QUASE INTIRAMENTE MAS ELA FOI RECONSTRUIDA PELOS HABSBURGOS EM UM ESTILO SUNTUOSO.
SE VOCÊ ESTIVER INDO PARA CESKY KRUMLOV, AQUI É UM ÓTIMO LUGAR PARA ESTICAR AS PERNAS E EXPERIMENTAR A CERVEJA LOCAL BUDVAR.






CESKY KRUMLOV
CESKY KRUMLOV É UMA PEQUENA E PERFEITA CIDADE MEDIEVAL COM UM FANTÁSTICO CASTELO RENASCENTISTA NO ALTO DA COLINA E CASAS LINDAS EM SUAS ESTREITAS  RUAS DE PEDRA.
O RIO VLTAVA DIVIDE A CIDADE EM DUAS: A CIRCULAR STARÉ MESTO À MARGEM DIREITA E O QUARTEIRÃO LATRÁN NA COLINA À ESQUERDA.






ÁUSTRIA
A ÁUSTRIA FÊZ PARTE DO ENORME IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO QUE SE ESFACELOU EM 1918. ELA É TAMBÉM A PONTE QUE UNE A EUROPA OCIDENTAL Á ORIENTAL.
EM 1955 A ÁUSTRIA ASSINOU O TRATADO DE NEUTRALIDADE PERMANENTE QUE TERMINOU COM A OCUPAÇÃO ALIADA DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
DEPOIS DESSE EVENTO, VIENA, QUE ERA O CENTRO CULTURAL DO MUNDO ATÉ OS ANOS 20, FOI CORTADA DA EUROPA ORIENTAL E NUNCA CONSEGUIU PARTICIPAR TOTALMENTE DA EUROPA OCIDENTAL. COM O DESMANCHE DA CORTINA DE FERRO, ENTRETANTO, A ÁUSTRIA RESTABELECEU SEUS IMPORTANTES LAÇOS COM A BOHEMIA, MORÁVIA, HUNGRIA E OUTRAS REGIÕES DO LESTE EUROPEU, RESULTANDO EM UMA INUNDAÇÃO DE NOVAS GALERIAS DE ARTE, RESTAURANTES E IMIGRANTES INCLUINDO OS REFUGIADOS DE GUERRA DA ANTIGA YUGOSLÁVIA.






VIENA
GRAÇAS AO CLÃ DOS HABSBURGOS VIENA TEM ALGUMAS DAS MAIS BONITAS ARQUITETURAS BARROCAS DA EUROPA.
EM VIENA, TAMBÉM, INICIOU-SE O “JUGENDSTILL” (ART NOVEAU) UM MOVIMENTO ARTÍSTICO POPULAR, COLORIDO E ANTI-TRADICIONAL, ENTRE 1 900 E A PRIMEIRA GRANDE GUERRA.
TODOS OS MOVIMENTOS CULTURAIS DE VIENA DEIXARAM SEUS TRAÇOS QUE FORAM AMOROSAMENTE PRESERVADOS PELA CIDADE, FAZENDO DE VIENA EM DOS MAIORES CENTROS CULTURAIS DA EUROPA.








 HUNGRIA
VISITANTES QUE SE REFEREM À HUNGRIA COMO UM PAÍS BALCÂNICO CORREM O RISCO DE TOMAR UMA LIÇÃO EM COMO ESTA PEQUENA NAÇÃO DE 10 MILHÕES DE HABITANTES É DIFERENTE DE “TODOS AQUELES ESLAVOS”.
OS HÚNGAROS SE CONSIDERAM MAGIARES – UMA RAÇA QUE VEIO DA ÁSIA CENTRAL E SE FIXOU NO CORAÇÃO DA EUROPA HÁ MAIS DE 1.000 ANOS ATRÁS. QUANDO A ECONOMIA DO LESTE EUROPEU RUIU NO FINAL DOS ANOS 80, O PARTIDO COMUNISTA DA HUNGRIA RUIU COM ELA. OS LÍDERES COMUNISTAS FORAM REMOVIDOS EM MAIO DE 1988 E UM SISTEMA MULTIPARTIDÁRIO FOI INTRODUZIDO EM OUTUBRO DE 1989, E EM 1990 HOUVE A PRIMEIRA ELEIÇÃO LIVRE DEPOIS DE MAIS DE 40 ANOS.






BUDAPESTE
A MAGNÍFICA CAPITAL DA HUNGRIA, BUDAPESTE, (DIVIDIDA EM A HISTÓRICA BUDA E A VIBRANTE PESTE) TEM UM AMBIENTE CULTURAL QUE JÁ ACOLHEU BEETHOVEN E PRODUZIU, EM SEU MEIO, LISZT E AINDA CONTINUA COM UMA NOVA SAFRA DE ESCRITORES, DIRETORES DE CINEMA E ARTISTAS.
A CIDADE, ONDE ESTÁ UM QUINTO DA POPULAÇÃO DA HUNGRIA, É UM LUGAR DE PERSONALIDADE DIVIDIDA. DIVIDIDA AO MEIO PELO RIO DANÚBIO E MANTIDA UNIDA POR SETE PONTES, ELA É , NA REALIDADE, DUAS CIDADES DISTINTAS.
BUDAPESTE FOI TOTALMENTE DESTRUIDA PELOS MONGÓIS EM 1241, CAPTURADA PELOS TURCOS EM 1541 E QUASE TOTALMENTE DESTRUIDA PELOS SOVIÉTICOS NO SÉCULO XX.
ATUALMENTE É A MAIS OCIDENTAL DAS CAPITAIS DA EUROPA ORIENTAL COM UMA ECONOMIA SEMI-CAPITALISTA E RESQUÍCIOS DO LEGADO DA OCUPAÇÃO TURCA.





(Fotos - Fonte Internet)


DICAS DE RESTAURANTES

 
RESTAURANTES EM LJUBLJANA
CUBO
55, SMARTINSKA CESTA
TEL: 386 1 521 1515
(MODERNO E GOURMET, CONSIDERADO O MELHOR)
PRE VITEZU
RESTAURANTE E WINE BAR
BREG, 18-20
TEL: 386 1 426 6058
(CHIC)
SPAJZA
GORNJI TRG, 28
TEL: 386 1 425 3094
BOM PEIXE E VINHO
(MUITOS O ACHAM MELHOR QUE O CUBO E É MAIS TRADICIONAL)
CAFÉS E BARES
CAFÉ ROMEO
STARI TRG, 6
TEL: 386 1 426 9011
OPERA BAR
CANKARJEVA, 12
TEL: 386 1 421 0390
JOE PEÑAS CANTINA Y BAR
CANKARJEVA ULICA, 6
TEL: 386 1 421 5800
MOVIA
MESTNI TRG, 2
TEL: 386 1 425 5448

RESTAURANTES EM ROVINJ
LA  PUNTULEINA
ULICA SVETOG KRIZA, 38
TEL: (052) 813 186
(O MELHOR RESTAURANTE DE ROVINJ. IR AO BAR PRIMEIRO E DEPOIS SUBIR PARA O RESTAURANTE.)
AMFORA
OBALA ALDO RISMONDO, 23
TEL: (052) 816 663
(O FAVORITO ENTRE OS LOCAIS)
VELL JOZE
SVETOGA KRIZA, 1
TEL: (052) 816 337
(SERVE UMA COMIDA BOA E O BAKALAR, BACALHAU,É ÓTIMO)
BAR
LA  TABACHEINA
TERRAÇO AO AR LIVRE.
VIDA NOTURNA – MONVI, CLUB, RESTAURANTES E BARES.
COMPRAS: CARRERA, NO CENTRO (SHOPS, BOUTIQUES E BARES).

RESTAURANTES EM SPLIT
SUMICA
PUT FIRULA, 6
TEL: (021) 389 897
(ÓTIMA LOCALIZAÇÃO COM VISTA PARA O MAR. COMER NO TERRAÇO. PEIXE EXCELENTE)
KOD JOZE
ULICA SREDMANUSKA, 4
TEL: (021) 347 397
(LOCALIZADO EM UMA CASA ANTIGA DE PEDRA É UMA TAVERNA TRADICIONAL E COM COMIDA ÓTIMA.)
BOBAN
HEKTOROVICEVA, 49
TEL: (021) 543 300
(DECORAÇÃO UM POUCO CAFONA MAS COMIDA EXCELENTE)

RESTAURANTES EM HVAR
HANIBAL
TRG SV. STJEPANA
TEL: (021) 742 760
(COM UM INTERIOR MUITO AGRADÁVEL E EXCELENTE COZINHA. RESERVAR )
PANORAMA
SMOKOVNIK
TEL: (021) 742 515
(EM UMA PEQUENA FORTALEZA AUSTRIACA, TEM UMA VISTA MARAVILHOSA DA BAIA E A ESPECIALIDADE É CARNEIRO COBERTO COM VEGETAIS QUE DEVE SER PEDIDO 24 HORAS ANTES).
MACONDO
GRODA
TEL: (021) 742 850
(ÓTIMO RESTAURANTE NA COLINA DA PRAÇA PRINCIPAL. SERVE UM PEIXE MARAVILHOSO. FICA CHEIO NOS FINAIS DE SEMANA).
DORDOTA VARTAL
KRIZNA LUKA, 8
TEL: (021) 743 077
(FICA NUM ELEVADO COBERTO POR PARREIRAS E LAVANDA. O MENU É DALMATA COM MASSAS E PEIXE GRELHADO)
PALACA PALADINI
PETRA HEKTOROVICA, 4
TEL: (021) 742 104
(FICA EM UM JARDIM DE LARANJEIRAS. O MENU É ÓTIMO)
LUCULLUS
TEL: (021) 742 498
(FRUTOS DO MAR EXCELENTES. PERTO DA PRAÇA PRINCIPAL)
BAR
CARPEM DIEM
(EM FRENTE AO MAR. MELHOR HORA ENTRE 5 E 6 DA TARDE)

RESTAURANTES EM DUBROVNIK
NAUTIKA
BRSALJE, 3
TEL: (020) 442 526
(O MAIS ELEGANTE RESTAURANTE DA CIDADE. VISTA LINDA E COMIDA EXCELENTE).
JADRAN
POLJANA PASKA MILICEVICA, 1
TEL: (020) 429 325
(LOCALIZADO DENTRO DO CONVENTO DE SANTA CLARA. O LUGAR É TÃO LINDO QUE É DIFICIL PRESTAR ATENÇÃO NO QUE SE ESTÁ COMENDO MAS A COMIDA É MUITO BOA.)
LEVANAT
SETALISTE NIKA i MEDA PUCICA, 15  LAPAD
TEL: (020) 435 352
(COM UMA VISTA PANORÂMICA DA BAIA – IDEAL PARA SE VER O PÔR DO SOL. COMIDA SIMPLES MAS MUITO BOA)
GIL´S
(NO INICIO DA CIDADE ANTIGA. TEM DECORAÇÃO INCRÍVEL. RESERVAR A MESA NA PARTE DE CIMA COM A VISTA PARA DUBROVNIK)
VINARIA ARSENAL
PRED DVOROM, 321414
(RECÉM INAUGURADO. É RESTAURANTE, CASA DE VINHOS E COCKTAIL BAR)
TOMAR UM DRINK NO HOTEL DUBROVNIK PALACE , NO SUNSET LOUNGE (DAS 16:00 ÀS 18:00). A VISTA É LINDA.

RESTAURANTES EM VARSÓVIA
PRZY DUNA JU RESTAURACJA
(PRAÇA CENTRAL DA CIDADE VELHA. SOPA DE CEBOLA ÓTIMA).
RESTAURANTE ZAPIECEK
(FRANGO, PORCO E PEIXE)
CAFÉ KULTURALNA
(SITUADO NO PALÁCIO DA CULTURA, TEM UM AMBIENTE ESPETACULAR. CONCERTOS, PEÇAS TEATRAIS E FILMES TAMBÉM ACONTECEM AQUI).
RESTAURANTE BALGERA
REJTANA, 14
TEL: 48 (22) 849 56 74
(ABRE DE SEGUNDA A DOMINGO DAS 12:00 AO ULTIMO FREGUÊS E A REFERENCIA É ÓTIMA).
PORTA 13
CHMIELNA, 13ª
00 021 WARSAW
TEL: 48 (22) 505 91 99
(ÓTIMA REFERÊNCIA)
RUBIKON
WRÓBLA, 3/5
02 736 WARSAW
TEL: 48 (22) 847 66 55
(COZINHA ÓTIMA)
ROMA
GROTTGERA, 2
00 785 WARSAW
TEL: 48 (22) 841 01 33
(ÓTIMA COZINHA)
DOCERIA CUKIEMIA MERYK SLODKIE CHWILE
(NA PASSAGEM SUBTERRÂNEA DO METRÔ NA PRAÇA BANKOWY. PÃEZINHOS RECHEADOS E DOCES MARAVILHOSOS).
MERCADO HALA MIROWSKA
RUA JANA PAWLA
(PRODUTOS TÍPICOS DA REGIÃO)
AKRA
RUA ULICA BRACKA, 25
(LOJA DE DEPARATAMENTO COM LOJAS ELEGANTES).

RESTAURANTES NA CRACÓVIA
POD BARANEM RESTAURACJA
UL GERTRUDY, 21
CRACÓVIA 31-049
TEL: 48 (12) 429 40 22
(EXCELENTE)
APERITIF
UL. SIENNA, 9
CRACÓVIA 31-041
TEL: 48 (12) 432 33 33
(MUITO BOM)
ANCORA
DOMINIKANSCA, 3
CRACÓVIA
TEL: 48 (12) 357 33 55

RESTAURANTES EM PRAGA
ALLEGRO
VELESLAVINOVA, 2ª
TEL: 420 221 427 000
(1 ESTRELA NO MICHELIN)
BELLEVUE RESTAURANT
SMETANOVO NAB, 18
OLD TOWN
TEL: 420 22 22 12787
KAMPA PARK RESTAURANT
NA KAMPA, 8b
MALA STRANA
TEL: 296 826 112
(ABRE DAS 11:00 am à 1:00 am)
(sea food)
FLAMBEE RESTAURANT
HUSOVA, 5
OLD TOWN
TEL: 224 248 512
(adega gótica com piano, ambiente super legal e menu ótimo)
FRANCOUZSKA RESTAURANT
NAMESTI REBUBLIKY, 5
OLD TOWN
(restaurante francês e internacional com piano à noite e o ambiente parece muito chic)
MLYNEC RESTAURANT
NOVOTNEHO LAVKA, 9
OLD TOWN
(chef MAREK PURKART recebeu o prêmio Michelin 2 vezes. No terraço a vista é maravilhosa).
TRITON RESTAURANT
WENCESLAU SQUARE, 26
NEW TOWN
(restaurante Art Noveau, parece uma caverna)
PALFFY PALACE RESTAURANT
VALDSTEJNSKA, 14
MALA STRANA
(restaurante em um palácio barroco. Atmosfera romântica e comida excelente)
LA  DEGUSTATION
HASTALSKA, 18
TEL: 420 222 311 234
(para degustar a cozinha checa, não é barato)
RESTAURANTES EM CESKY KRUMLOV
SATLAVA: MEDIEVAL TAVERN
HORNI, 157
TEL: 420 380 713 344
(comida excelente, iluminado por velas e carne assada no fogo. Javali prato principal. Cerveja Budvar )
RESERVAR
U KRALE JIRIHO
LATRAN, 72
TEL: 033 77 11 356
(restaurante pequeno e charmoso, famoso pelo goulash. Perto do castelo)
U PISARE JANA
HORNI, 151
(sentar no terraço e pedir truta e vinho local)
U DWAU MARYI
PARKAN, 104
TEL: 380 717 228
(taverna em estilo medieval com música)
KREMA BARBAKAN
(ótima comida)

RESTAURANTES EM VIENA
STEIRERECK
RASUMOFSKYGASSE, 2
TEL: 713 31 68
(considerado um dos melhores da cidade. Duas estrelas no Michelin. Abre de segunda a sexta das 12:00 às 14:00 e das 19:00 á 12:00)
TERRASSENRESTAURANT
SCHWARZENBERGPLATZ, 9
TEL: 798 45 15
(localizado em um palácio. Pode-se jantar no parque. Comida excelente).
SCHBERTSTUBERL
SCHREYVOGELGASSE, 4-6
TEL: 533 71 87
(com um agradável jardim e pratos vienenses. Abre de segunda a sábado das 11:30 às 15:00 e das 18:00 ás 23:00)
RESTAURANTE ANNA SACHER
PHILHARMONIKESTRASSE, 4
TEL: 51 45 68 40
(Vale a pena ir pela atmosfera e pela história. A comida vem em terceiro lugar. Peça a torta Sacher. Aberto diariamente das 12:00 às 15:00 e das 18:00 às 23:30).
PALMENHAUS
BURGGARTEN
TEL: 533 10 33
(Localizado em uma estufa.O lugar é tão lindo que corre-se o risco de não prestar atenção na cozinha criativa. Diariamente das 10:00 a m às 2:00 a m)
DREI HUSAREN
WEIHBURGGASSEN, 4
TEL: 512 10 92
(considerado um dos mellhores restaurantes de Viena pelos críticos. Reservar).
KORSO BEI DER OPER
HOTEL BRISTOL
MAHLERSTRASSE, 1
TEL: 515 16 54
(Chef Reinhard Gerer. Localizado na frente da Opera).

RESTAURANTES EM BUDAPESTE
RESTAURANTE COSTES
(1 estrela no Michelin. Abre das 12:00 às 15:30 e das 18:30 às 24:00)
21
FORTUNA UTCA, 21
TEL: 36 1 202 21 13
(cozinha tradicional húngara e de acordo com o Michelin de boa qualidade a um preço razoável).
BOCK BISZTRO
ERZSEBET KORUT 43-49
TEL: 36 1 321 0340
(cozinha húngara e apontado pelo Michelin).
TIGRIS RESTAURANT
MERLEG UTCA, 10
TEL: 061 317 37 15
(um restaurante de Paul Bocuse e não é muito caro)
GUNDEL RESTAURANT
ALLATKERTI UT, 2
TEL: 06 1 468 40 40
(serve brunch no jardim. O Nabut adorou este restaurante)
GERBEAUD CAFÉ
VOROSMARTY  TÉR, 7-8
(doceria e restaurante tradicional de Budapeste. Experimentar o DOBOSTORTA, que é um bolo em camadas e o bolo ESTERHÁZY, que é um sucesso).



MARSEILLE
 
COPYRIGHT © 2017 MARTA SABINO
COPYRIGHT 2017 - MARTA SABINO
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal